Exibição dos filmes do festival gaúcho acontece entre os dias 17 e 19 de junho
Passa por São Paulo entre os dias 17 e 19 de junho a mostra itinerante do CineEsquemaNovo 2011, um festival de cinema de Porto Alegre que aconteceu no final de abril e já está em sua sétima edição.
Além da liberdade quanto ao formato das produções na mostra competitiva – os trabalhos podem ser em película ou digital, filmados com câmera 35mm ou via celular, por exemplo –, o festival gaúcho é conhecido pela valorização da autoralidade e independência dos longas e curtas em exibição, e são justamente alguns dos filmes premiados na edição deste ano que estarão presentes na mostra paulistana.
São 15 produções (seis longas-metragens e nove curtas), dentre eles o laureado Pacific, premiado como melhor filme pelo júri. O documentário de Marcelo Pedroso foi construído a partir das imagens pessoais registradas pelos próprios turistas durante um cruzeiro entre e Recife Fernando de Noronha.
Album de Família, vencedor do Prêmio Especial do Júri, também é um documentário que faz um registro pessoal: após sua mãe morrer, o diretor Wallace Nogueira convida seu pai, com quem não mantinha um relacionamento próximo há anos, a fazer uma viagem em busca de um álbum familiar.
Jaime Fygura, o enigmático artista que vive pelas ruas do Pelourinho, é retratado em O Sarcófago, vencedor como melhor curta-metragem. A direção é de Daniel Lisboa, que já havia sido premiado numa edição anterior do CineEsquemaNovo com o filme Um Milhão de Pequenos Raios.
Outro destaque vai para Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo, premiado pelo público como melhor curta-metragem. Feita numa estilizada animação 2D, a história surgiu a partir de um pesadelo do diretor Rodrigo John, sobre um cachorro/homem que entra num estado de depressão no qual vai perdendo não só o sentido da vida como também as partes de seu corpo.
Todas as exibições são gratuitas e acontecem na Matilha Cultural. Após a passagem por São Paulo, a mostra itinerante segue para Belo Horizonte.
Trailer de Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo
Nenhum comentário:
Postar um comentário