segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Charly Braun - Entrevista


Além da Estrada, longa-metragem de estreia do diretor brasileiro Charly Braun, está estreando este final de semana no Brasil, após passagens com destaque no Festival do Rio em 2010 (onde levou o prêmio de Melhor Diretor) e no festival St. Petersburg International Kinoforum, na Rússia, este ano, em que conquistou o prêmio de Melhor Filme (júri popular). Leia a crítica do filme aqui.
Irmão da atriz Guilhermina Guinle, Charly Braun é formado em cinema pela Emerson College, de Boston, e passou um tempo em Hollywood para conhecer a indústria por dentro. Chamou a atenção em festivais com os curtas-metragens “Quero Ser Jack White” e “Do Mundo Não se Leva Nada” e dirigiu o making of de filmes nacionais como “O Cheiro do Ralo” e “Última Parada 174”.
Antes do surgimento do Youtube, realizou com o amigo espanhol, Matías Guisado o filme exclusivo para a internet “17 Life Fables” e teve o privilégio de contar com a participação da top model Naomi Campbell em seu longa-metragem de estreia.

O quanto de memórias pessoais estão impressas em “Além da Estrada”?
Muitas! De uma vida toda, misturadas na ficção.

Como foi a experiência de estrear em longas-metragens? Quais foram as maiores dificuldades?
O escopo de tudo é muito maior, portanto os desafios são todos maiores, mas no que se refere a contar uma história eu diria que a dificuldade não é muito maior do que com curtas. Contar uma história em 15 minutos é muito difícil também!

Quais foram os critérios para a escolha da dupla protagonista?
Procurei pessoas que trouxessem uma bagagem de vida interessante, que falassem línguas e tivessem um olhar curioso para o mundo.

Richard Linklater e seu “Antes do Amanhecer” é claramente uma referência, mas quais outras obras o influenciaram?
Vocês não são os primeiros a falar em Linklater, mas curiosamente nunca mais revi este filme desde o seu lançamento, há muitos anos atrás. Não houve nenhuma influência direta. Para falar a verdade foi tudo tão corrido até filmar que eu passei meses sem ver filme algum. Mas acho que as influências são todos os filmes de que gosto.

Como foi a participação da modelo Naomi Campbell no filme?
Absolutamente tranquila, ela foi muito gentil, falou durante uma hora para as câmeras, disse coisas muito interessantes, eu acabei usando apenas 2 minutos porque na trama não cabia mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário