sábado, 10 de março de 2012

Christopher Nolan dá pistas de Batman


Acabaram as filmagens de “O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, capítulo final da trilogia de Batman sob a ótica de Christopher Nolan. E até o cineasta, conhecido por ser frio e cerebral, assumiu que teve sua sensibilidade abalada durante a produção. “Eu não costumo ficar emotivo no set, acho que isso não me ajuda a fazer meu trabalho, mas você definitivamente fica com um nó na garganta ao pensar ‘Bem, esta é a última vez que vamos fazer isso’”, confessou Nolan ao Los Angeles Times.
Durante a semana, jornalistas americanos tiveram acesso ao prólogo de sete minutos que será exibido nas cópias IMAX de “Missão Impossível – Protocolo Fantasma”, que estreia nesta sexta (16/12) nos EUA. O preview tem como função apresentar o personagem Bane (Tom Hardy) ao público, assim como foi feito em “O Cavaleiro das Trevas”, que introduziu o Coringa de Heath Ledger.
 Na cena avançada, Bane invade um avião da CIA para sequestrar um especialista em combustível nuclear e em reatores. Por meio de um elaborado plano, o vilão derruba o avião e resgata o cientista, deixando claro para o público que é tão inteligente quanto brutal. “Foi uma sequência complicada de filmar, mas estou muito feliz com o resultado. Filmamos na Escócia e chove o tempo todo lá, é um lugar terrível para se fazer uma cena aérea. Mas nós tivemos muita sorte com o tempo e um bom planejamento”, comemorou Nolan.

O diretor, no entanto, não abre mão do segredo do enredo – sabe-se apenas que a história se passa oito anos após os eventos do filme anterior e Batman está sendo caçado pela polícia, já que ele acabou assumindo os crimes cometidos por Harvey Dent/Duas-Caras (Aaron Eckhart). Durante a divulgação de seu novo longa-metragem, “O Espião que Sabia Demais”, Gary Oldman (o comissário Gordon) não escondeu a empolgação com a conclusão da saga do Homem-Morcego. “É uma história fantástica e isso vai ser épico”, ele disse.
É a mesma empolgação que acomete os fãs, principalmente porque a escolha do antagonista, somadas às fotos das filmagens feitas por paparazzi e ao novo cartaz, com os dizeres “A Lenda Acaba”, leva a crer que “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” adapta a saga “Batman: Knightfall”, publicada em 1993. Na história, Bane arquiteta um plano para levar o herói à exaustão física e emocional até que, numa luta corpo a corpo, o vilão quebra a coluna do herói, deixando-o paralítico.

Obviamente, Nolan nega qualquer pista, mas sempre deixa claro que a força física e inteligência de Bane vão direcionar a história. “Com um bom vilão você precisa de um arquétipo, precisa ir a um tipo extremo de vilania. O Coringa era a anarquia, o caos. Com Bane, a questão é a fisicalidade, algo que não havia aparecido nos outros filmes. Bane é um vilão de força física, é um monstro clássico do cinema, de certa forma – mas com um cérebro fantástico”. 
O próprio Homem-Morcego, Christian Bale, avisou que neste terceiro filme Batman vai passar por maus bocados. “É hora de Bruce Wayne enfrentar a dor, que sempre atormentou sua vida”, ele comentou durante a promoção de seu novo filme, “The Flowers of War”, candidato chinês ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Christopher Nolan escreveu o roteiro com o irmão Jonathan Nolan a partir de conversas com seu outro parceiro, o escritor David S. Goyer – que o apresentou ao personagem. “Eu não o conhecia muito bem”, confessou Nolan. “David me deu um monte de coisas sobre ele, eu não estava familiarizado com a sua história. Ele é um personagem muito legal e conseguimos um ator como o Tom (Hardy), que conseguiu algo especial. Ele se transforma”, elogiou o diretor, sobre o intérprete de seu vilão – o ator recebeu o convite ainda durante as filmagens de “A Origem”.
 Mas apesar da ênfase em Bane, a pressão da expectativa não caiu sobre os ombros de Hardy (como se esperava após a espetacular performance de Ledger como o Coringa), mas nos de Anne Hathaway, que viverá a gatuna Selina Kyle. Após a divulgação oficial do uniforme da Mulher-Gato, uma onda de reclamações tomou a internet: diferente do visual sexy da versão de Michelle Pfeiffer no filme de 1992 (“Batman – O Retorno”), o figurino de Anne lembra uma roupa de espião high-tech. “Várias pessoas sentem que a Mulher-Gato já foi definida previamente. Sempre vi o papel de Anne como a tarefa mais difícil de qualquer um de nós”, lembrou Bale.

Mas os fãs não são os únicos a colocarem pressão sobre Nolan e sua equipe. A Warner espera um retorno financeiro considerável, afinal estima-se que o orçamento da produção é de estrondosos US$ 250 milhões. Tudo bem que os dois últimos filmes de Batman já renderam US$ 1,4 bilhão em bilheteria mundial, mas vale lembrar que o último filme de super-herói do estúdio, “Lanterna Verde”, foi um enorme fiasco. Além disso, Batman também será comparado a outro grande concorrente: “Os Vingadores”, filme da Marvel que reúne no mesmo time o Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Thor, Gavião Arqueiro e Viúva Negra. A produção da equipe de super-heróis chega aos cinemas americanos dois meses antes de “O Cavaleiro das Trevas Ressurge”.
Christian Bale, que anunciou estar aposentando o capuz do herói, garante estar mais preocupado com o resultado artístico do que financeiro. “Em termos de bilheteria, eu não sinto qualquer pressão”. “Mas eu sinto uma pressão criativa e seria errado se eu não sentisse isso”.
 Por sua vez, Gary Oldman acredita que tanto o público quanto a crítica estão muito mais interessados na conclusão da saga do que com personagens ou detalhes específicos, e quem vai responder por isso será o diretor, não o elenco. “A pressão está mais em Chris (Nolan) do que em mim. Se eles se decepcionarem com Gordon é uma coisa; mas se eles se decepcionarem com o filme é outra coisa bem diferente”.

O cineasta tem consciência da responsabilidade que tem nas mãos e tenta usar o cuidado e a vigilância dos fãs do personagem a seu favor. “Isso me lembra que é uma verdadeira honra trabalhar em algo que significa muito para tantas pessoas”, respondeu calmamente. E dá seu recado sobre o fim da saga: “Sempre haverá controvérsia em relação às coisas que as pessoas vão discordar, mas espero que elas apreciem o esforço de tentarmos fazer algo bom”.
 A escolha de slogan, “A Lenda Acaba”, a presença de Bane e a participação de Joseph Gordon-Levitt como um jovem policial, descrito como incorruptível, pode aludir a uma grande mudança na história de Batman, que não descarta, inclusive, a morte do personagem ou sua substituição. Nolan amplia o mistério ao dizer: “Queríamos uma história que funcionasse como fecho, que desse a sensação de encerramento para todos esses personagens”.
A forma como ele descreve a despedida do elenco, nas filmagens, chega a dar calafrios. “O final foi muito emocional”, ele conta. “Conforme terminávamos de filmar a trajetória dos personagens… Dizer adeus a Alfred, pela última vez, ao Comissário Gordon e, eventualmente, com Christian, próximo ao final, dizer adeus a Batman… foi muita responsabilidade”, destaca. “E com os novos personagens também, encerrando as filmagens com Anne e os demais, me senti tocado, devo confessar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário