sábado, 10 de março de 2012

Missão: Impossível 5 não é uma missão impossível


“Missão Impossível: Protocolo Fantasma” já pode ser considerada uma missão cumprida com louvor. Isto significa, obviamente, que vem aí uma nova Missão. E, contrariando prognósticos, a próxima aventura será mais uma vez focada no espião Ethan Hunt, o personagem de Tom Cruise.

Não faltaram notícias de que o quarto filme seria sua despedida da franquia. De certa forma, os boatosnem eram tão exagerados: no terceiro longa-metragem (dirigido por J.J. Abrams em 2006), Hunt já demonstrava estar mais interessado em ser um homem de família do que em salvar o mundo.

Quando Jeremy Renner foi escalado para “Protocolo Fantasma”, a própria Paramount dava a entender que pretendia usar o quarto filme como transição para posicionar um novo protagonista na franquia. Afinal, Tom Cruise está chegando aos 50 anos e Renner é um dos mais promissores astros dos filmes de ação – após sua indicação ao Oscar por “Guerra ao Terror” (2009), ele garantiu participação em duas outras importantes franquias: “Os Vingadores” e “O Legado Bourne”.

“Acho que esse até era o plano anteriormente”, confirmou o ator Simon Pegg, que interpreta no terceiro e no quarto filmes o hacker Benji Dunn. “Mas, conforme o filme avançava e nós nos divertíamos tanto, acho que a ideia de aposentar Ethan Hunt caiu no esquecimento. Tom (Cruise) de repente se lembrou porque ele ama tanto fazer esses filmes e deve ter pensado ‘Talvez eu queira fazer mais’”, sugeriu Pegg.

Cruise procurou fugir de longas entrevistas e bateu apenas alguns papos rápidos com jornalistas nos tapetes vermelhos enquanto divulgava o longa, mas já deixou claro que, enquanto puder, vai continuar fazendo filmes de ação e a usar dublês o mínimo possível.

Quanto à franquia “Missão: Impossível”, ele garante que tem interesse em retornar, desde que o nível da produção seja mantido. “Se achar que o próximo será tão bom quanto este, lógico que vou querer fazer”, ele disse à MTV News. “Como produtor, esses filmes são muito divertidos de se fazer. Como ator, eles são desafiadores”, declarou o astro.

Sem dúvida, a boa recepção da crítica, que elogiou muito o filme, somada ao bom desempenho nas bilheterias (as cópias em IMAX ainda têm como bônus os minutos iniciais de “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”), devem deixar estúdio e produtores bastante interessados em mais um capítulo, mas Cruise lembra que só depois que “Protocolo Fantasma” estiver em cartaz por mais tempo é que todos terão a noção exata de seu sucesso. “Então, todos nós vamos nos sentar e conversar sobre o próximo”, comentou o ator.

E quando o astro disse “todos nós”, ele parecia se referir também ao diretor Brad Bird – algo inédito na franquia, já que os três filmes anteriores foram realizados por diretores diferentes (Brian De Palma, John Woo e J.J. Abrams, respectivamente). Bird não nega a possibilidade, mas pede um descanso após sua primeira investida no cinema com atores reais. “É difícil cogitar um novo filho quando você ainda está na sala de parto, recuperando-se do processo, por isso peço uns seis meses”, comparou o diretor de “Os Incríveis” (2004).

O problema é que Bird também está interessado em filmar “1906”, primeira produção live-action da Pixar. A história, baseada no livro homônimo de James Dalessandro, mistura uma conspiração política e o grande terremoto que atingiu a cidade de São Francisco no ano que dá título ao filme. O cineasta vem tentando realizar a obra desde antes de “Ratatouille” (2007) e os elogios que vem recebendo da crítica especializada por “Protocolo Fantasma” devem apurar o sinal verde para o início da produção.

Como Bird já estaria envolvido com este filme, ficaria mais difícil trabalhar também em outro longa de grande orçamento. Mas como o diretor deve ter aprendido com Tom Cruise, difícil não é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário