terça-feira, 29 de março de 2011

ANNE HATHAWAY - Perfil

ANNE HATHAWAY: A NOVA PRINCESA DE HOLLYWOOD


“O melhor deste trabalho é poder usar vestidos como esse”, brincou Anne Hathaway ao fazer uma dancinha esquisita para balançar as franjas de seu Oscar de La Renta dourado, na cerimônia do Oscar 2011, que apresentou ao lado do colega James Franco. Humor, como se vê, é a marca registrada dessa jovem atriz que a cada ano sobe um degrau na escada da fama de Hollywood. Seu próximo passo é ousado e deve gerar muitos comentários pelos próximos anos: ela foi escalada para fazer o papel de Mulher-Gato no fim da trilogia do Batman de Christopher Nolan, previsto para estrear em julho de 2012.


Mas o sucesso meteórico dessa nova-iorquina não é mero acaso, e sim o resultado de uma base teatral começada na infância e de escolhas profissionais certeiras. Nascida em 12 de novembro de 1982, filha de uma veterana atriz de teatro (não à toa, seu nome é uma homenagem à esposa do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare), Anne Hathaway começou cedo sua carreira nos palcos, chamando bastante atenção por suas performances musicais. Na adolescência, no entanto, encontrou certa dificuldade para conseguir papéis na Broadway por conta de sua estatura – era muito alta para personagens infantis e muito jovem para personagens adultos. Seu primeiro grande trabalho foi na série televisiva Get Real, da Fox, em 1999. 

Os dois anos em que o programa ficou no ar foram suficientes para chamar a atenção dos produtores da Disney, que buscavam uma atriz para o filme O Diário da Princesa, longa-metragem sobre uma garota tímida e atrapalhada que descobre fazer parte de uma família real europeia. Durante os testes de elenco, Anne derrubou acidentalmente uma cadeira, comprovando sua aptidão e lhe garantindo o papel ao lado de Julie Andrews. O sucesso comercial foi grande e Anne Hathaway foi considerada uma das revelações de 2001 pela revista People. Era uma questão de tempo até ela alcançar o primeiro escalão de estrelas de Hollywood.

Rumo ao estrelato
Já no começo de sua carreira, Anne alternou produções infantis (Uma Garota Encantada) e longas com temática adulta, como os filmes de época O Outro Lado do Céu e O Herói da Família. “Eu sempre fui uma pessoa orientada. Trabalho muito duro e estou tentando encontrar um equilíbrio”, declarou ao site Showbiz Spy. Em 2004, fez sua primeira cena de sexo em Garotas Sem Rumo, sobre adolescentes ricas e entediadas procurando emoções perigosas.

Apesar de muito jovem, Hathaway foi madura nas escolhas de seus projetos, o que lhe permitiu trabalhar com estrelas em ascensão e diretores consagrados. Sua pequena participação em O Segredo de Brokeback Mountain, ao lado de Heath Ledger e Jake Gyllenhaal (sob a batuta de Ang Lee), lhe conferiu seu primeiro papel adulto e a tornou conhecida do grande público, em 2005. Mas foi com O Diabo Veste Prada, no ano seguinte, que ela se consagrou, ao interpretar a jornalista que se torna assistente de uma megera editora de revista de moda. “Lá estava eu, com 23 anos de idade, ao lado de Meryl Streep, usando um lindo vestido de uma grande estilista, com centenas de fotógrafos e fãs ao meu redor. Eu me deixei envolver e me senti magnífica”, relembra Hathaway em entrevista à revista Elle, na edição de outubro de 2008.

Se em 2007 ela estrelou apenas um filme (Amor e Inocência, sobre Jane Austen, autora de obras como Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito), 2008 foi um ano produtivo para Anne Hathaway, atuando em três diferentes frentes: a comédia Agente 86, o suspense Passageiros e o drama O Casamento de Rachel. A trinca de longas-metragens permitiu à atriz mostrar toda a sua versatilidade e comprovar que ela merece estar entre as grandes intérpretes de Hollywood. Mas Anne garante que a escolha de suas personagens se dá de forma natural, e não apenas visando premiações: “Eu nunca faço isso, sair buscando um tipo específico de papel, dizer ‘agora é hora de ganhar um Oscar’ ou coisa do tipo”, afirmou em entrevista ao site Omelete, em junho de 2008. Mas foi o que aconteceu: sua interpretação de uma garota viciada em drogas no filme de Jonathan Demme lhe valeu sua primeira indicação à estatueta dourada.

Vida de celebridade
O Diabo Veste Prada já havia feito enorme sucesso nas bilheterias e Agente 86, inspirado em um antigo e popular seriado televisivo de humor, repetiu o feito. Sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz a colocou em um novo patamar na indústria cinematográfica, e lhe valeu o convite para integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Hathaway deixou de ser promessa e se tornou, efetivamente, uma grande celebridade – cobiçada pelos estúdios, pela imprensa e por grandes estilistas. É neste momento que a jovem atriz em ascensão e de personalidade simples entra de vez no alvo dos holofotes, e Anne ainda estava se acostumando com os privilégios da vida de uma estrela de cinema. Certa vez, quando foi a uma loja de um famoso designer, ganhou seis pares de sapatos. “Simplesmente me deram! Essa é a parte mais estranha de ser famoso: as pessoas dão coisas pelas quais antes você tinha de pagar”, conta, surpreendida, numa entrevista publicada na versão online da revista Criativa.

Em 2010, Anne Hathaway interpretou a Rainha Branca na versão de Tim Burton para Alice no País das Maravilhas, produção que entrou no seleto grupo de filmes que ultrapassaram a marca de um bilhão de dólares de arrecadação. A revista norte-americana Forbes fez uma pesquisa comparando as maiores bilheterias recentes e relacionou aos 36 mais caros salários dos atores da indústria cinematográfica, para alcançar um real balanço sobre investimento de atores. De acordo com a pesquisa, Hathaway se tornou a segunda pessoa mais rentável de Hollywood, gerando 64 dólares para cada um investido, atrás apenas de Shia LaBeouf, e à frente de Daniel Radcliffe (o famoso Harry Potter) e de Robert Downey Jr (o “Homem de Ferro”).

O problema com o namorado
Apesar de sempre se manter afastada das manchetes dos tablóides, a atriz passou por um grande problema pessoal em 2008, quando seu ex-namorado, o empresário Rafaello Follieri, foi condenado a quatro anos de prisão por lavagem de dinheiro, conspiração e fraude. A atriz, que precisou sair do apartamento em que morava e devolver as joias que ganhou do companheiro – por conta de uma investigação policial –, garante que o relacionamento já havia acabado à época do fato: “Não foi uma grande ruptura, tampouco muito dramática. Estávamos em processo de separação quando aconteceu”. Mas o infeliz acontecimento não livrou Anne de algumas brincadeiras maldosas, como quando foi entrevistada por David Letterman, no programa The Late Show: “Alguma vez ele roubou dinheiro da sua bolsa?”, alfinetou o apresentador.

O problema com o namorado, no entanto, também proporcionou à atriz questionar alguns hábitos em sua vida, como o cigarro. “Ao parar de fumar, eu pensei que era uma boa hora de realizar algumas mudanças, então eu parei de beber e de comer carne e peixe”. Em 2010, Hathaway também anunciou que ela e sua família trocaram o catolicismo pela Igreja Episcopal após seu irmão mais velho assumir a homossexualidade. “Como eu poderia apoiar uma organização que tem uma visão limitada do meu amado irmão?”, se perguntou.


Mulher-Gato
Em março, ela estrelou a animação Rio, dirigida por Carlos Saldanha (da trilogia A Era do Gelo), na qual emprestou sua voz a uma arara azul. Não é a primeira vez que Hathaway participou de um desenho animado: em 2005, ela foi a protagonista em Deu a Louca na Chapeuzinho, sátira da clássica história da menina do capuz vermelho. Em agosto, ela volta aos cinemas (americanos) com o filme One Day, baseado no romance homônimo de David Nicholls, com direção de Lone Scherfig (Educação) e estrelado por Jim Sturgess (Caminho da Liberdade). Mas é inegável que o mundo está mais ansioso para saber como será a sua versão da Mulher-Gato no terceiro filme do super-herói Batman sob comando do diretor Christopher Nolan (que já afirmou que a escolha da atriz foi perfeita para o papel que irá desempenhar na produção que estreia apenas em julho de 2012).

        Oscar
Como se vê, Anne Hathaway escolhe com cuidado cada passo que dá em sua carreira, variando os gêneros das produções assim como mudou de figurino na festa do Oscar deste ano – trocou de vestido oito vezes. Ao lado de James Franco, ela foi escolhida pelos organizadores do maior evento do cinema norte-americano por representar a nova geração de ícones de Hollywood. Seu humor e seu talento acabaram ofuscando o colega, seja com o número musical em homenagem ao Hugh Jackman, seja com a dança desengonçada do “pato marrom”, em referência ao filme Cisne Negro. Ou quando lamentou sua não indicação ao prêmio deste ano: “Houve um tempo em que tirar a roupa era indicação certa para o Oscar. Não mais... não mais...”, disse cabisbaixa, fazendo uma piada sobre si mesma referindo-se a Amor e Outras Drogas, filme do qual aparece nua por diversas vezes.

Bom humor, escolhas certeiras e talento são as armas de Anne Hathaway – e essas sim podem lhe garantir ainda muito prestígio. 

FILMOGRAFIA

2012 - Batman - The Dark Knight Rises
2011 - One Day
2011 - Rio
2010 - Amor & Outras Drogas (Love & Other Drugs)
2010 - Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)
2010 - Idas e Vindas do Amor (Valentine's Day)
2009 - Noivas em Guerra (Bride Wars)
2008 - O Casamento de Rachel (Rachel Getting Married)
2008 - Passageiros (Passengers)
2008 - Agente 86 (Get Smart)
2007 – Amor e Inocência (Becoming Jane)
2006 - O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada)
2005 - Deu a Louca na Chapeuzinho (Hoodwinked)
2005 - O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain)
2004 - Garotas Sem Rumo (Havoc)
2004 - O Diário da Princesa 2 (The Princess Diaries: Royal Engagement)
2004 - Uma Garota Encantada (Ella Enchanted)
2002 - O Herói da Família (Nicholas Nickleby)
2001 - O Outro Lado do Céu (The Other Side of Heaven)
2001 - O Diário da Princesa (The Princess Diaries)

* Texto publicado no site www.CinemaEmCena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário