quinta-feira, 5 de maio de 2011

VELOZES E FURIOSOS 5 - CRÍTICA

          Em 2001, o filme “Velozes e Furiosos” trazia a estrela em ascensão Vin Diesel como anti-herói, muita ação com cenas de corridas e o glamour dos carros “tunados”. Apesar do sucesso nas bilheterias, a franquia foi irregular – a sequência imediata não tinha o principal protagonista e o terceiro capítulo se passava no Japão, ignorando os filmes anteriores (exceto pela participação especial de Diesel). Quando a série parecia estar definhando, os produtores resolveram resgatar o elenco original para a quarta parte, o que ressuscitou o título e garantiu o quinto filme, “Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio” (Fast Five), que estreia este mês de maio nos cinemas nacionais.

A preocupação dos produtores em agradar aos fãs e manter a milionária franquia viva foi tão grande que eles trouxeram para esta sequência personagens de todos os filmes anteriores. Além do trio original, composto por Vin Diesel, Paul Walker e Jordana Brewster, voltam Tyrese Gibson, Sung Kang, Chris “Ludacris” Bridges, Matt Schulze, Gal Gadot, Tego Calderón e Don Omar, além de três novidades: o português Joaquim de Almeida, a espanhola Elsa Pataky e Dwayne “The Rock” Johnson.
 
Com tantos personagens em cena, a solução do roteirista Chris Thompson e do diretor Justin Lin (ambos à frente da série desde o terceiro capítulo) pode, curiosamente, incomodar alguns fãs: este é o filme com menos cenas de perseguições automobilísticas de toda a franquia. O que não quer dizer necessariamente que não haja ação.
 
O longa-metragem se “passa” quase que inteiramente na cidade do Rio de Janeiro (a grande maioria das cenas, na verdade, foram filmadas em Porto Rico). Após ser resgatado de um ônibus que transportava prisioneiros pela irmã Mia (Brewster) e pelo ex-policial Brian O’Conner (Walker), o ladrão Dominic Toretto (Diesel) e sua turma decidem se esconder no Brasil, em alguma favela carioca (é curioso pensar que os filmes hollywoodianos sempre mostraram o Rio como rota de fuga de criminosos, mas dando a ideia de que a cidade era um paraíso tropical. Desde o filme “Cidade de Deus”, no entanto, as favelas transformaram-se em ótimos esconderijos – “O Incrível Hulk”, de 2009, também levou Bruce Banner a refugiar-se na periferia da cidade).

A falta de grana leva Dom a aceitar um trabalho de roubo de carros de luxo durante um trem em movimento. Algo dá errado e ele descobre que acabou tomando posse de algo que pertence ao mais poderoso criminoso de colarinho branco do Rio de Janeiro, Hernan Reis (Almeida). O personagem de Diesel descobre que, se conseguir roubar a fortuna do chefão do crime, irá conquistar sua liberdade. E é aqui que “Velozes 5” muda o tom radicalmente em comparação com as produções anteriores, trocando as famosas corridas de carros imponentes por uma trama de assalto a um cofre com um estilo muito, mas muito semelhante a “Onze Homens e um Segredo” (2001).  

A forma como o Rio de Janeiro foi retratado – uma cidade dominada por uma polícia completamente corrupta – não deve incomodar os brasileiros depois do sucesso de “Tropa de Elite” e, tirando um ou outro erro bobo (como a cena do grupo de elite do exército estadunidense subindo tranquilamente o morro dominado por traficantes ou a deseducativa aula sobre a colonização do Brasil), “Velozes 5” não mostra o país exótico de outras produções hollywoodianas, com macacos pelas ruas e topless na praia. Já é um avanço.

A entrada de Dwayne Johnson injetou novo combustível à franquia e, aqui, faz jus ao apelido “The Rock”, utilizado na época de lutador profissional. Com um porte físico enorme, Dwayne interpreta o agente federal Luke Hobbs, encarregado de prender e levar Dominic de volta aos Estados Unidos. Protagonista e antagonista rivalizam em massa muscular e é curioso assistir aos dois atores, que já foram chamados de “herdeiros” do espaço deixado por Arnold Schwarzenegger, enfrentarem-se na porrada.

A quantidade de atores em cena exigiu a mudança de foco dos carros para os personagens, e as atuações não correspondem – e o roteiro não colabora, com diálogos bem fraquinhos. Mas é a falta de verossimilhança que poderia ser considerada o pior defeito de “Velozes 5”. Cada cena de ação vem acompanhada de uma situação impossível, quase surreal, e os personagens mais parecem super-heróis dotados de superpoderes: eles saltam de um carro em queda livre, pulam de barraco em barraco sem se ferir, jamais são atingidos pelas munições...

Para se ter uma ideia, a conclusão do roubo orquestrado por Dom e O’Conner destrói metade do Rio de Janeiro. São tantos despropósitos que as cenas poderiam causar risos involuntários, mas o público (e a crítica) dos EUA nem ligou e injetou cerca de US$ 83 milhões só no final de semana de estreia, garantindo um sexto filme para a franquia (como a cena pós-crédito deixa claro).

Uma dica, então, para aproveitar bem “Velozes e Furiosos 5”: desligue o cérebro, ignore os sotaques equivocados e não ligue para o que aprendeu nas aulas de História do Brasil e sobre as Leis da Física. Desta forma, você pode até se divertir ao assistir a um racha ao som de “Vai, popuzada”.

  Texto publicado no site PipocaModerna.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário