sábado, 13 de agosto de 2011

BALADA DO AMOR E DO ÓDIO - Crítica


Não há qualquer sutileza na alegoria proposta em Balada do Amor e do Ódio sobre a ditadura franquista (1939-76): durante os créditos iniciais, fotos de bastidores da Guerra Civil Espanhola, do levante militar de Franco e da participação de autoridades católicas misturam-se a imagens de monstros do cinema, a pinturas sacras e, principalmente, a fotos de palhaços.

É tudo um circo, sugere Alex de La Iglesia. Talvez pior: um circo em chamas. O típico humor negro e sádico do diretor espanhol (Crime Ferpeito, A Comunidade) agora ganha um visual estilizado e pop com Balada do Amor e do Ódio, filme maluco sobre Javier, um rapaz tímido (Carlos Areces) que segue os caminhos do pai e começa a trabalhar como palhaço num circo em Madri. Lá, ele apaixona-se por Natalia, uma bela acrobata (Carolina Bang) que namora o outro palhaço do circo, Sergio (Antonio De La Torre), um sujeito extremamente violento.

E é desse triangulo amoroso improvável que Iglesia utiliza-se para filmar uma história que mais parece um pesadelo, com cenas bizarras como a de um palhaço munido de um facão liderando uma batalha durante a Guerra Civil. Tudo aqui é propositalmente exagerado: as cenas de sexo são brutais e a garota coloca a língua para fora para termos a certeza de que há prazer; o sangue não escorre, ele jorra quando alguém é ferido; ao tomar um murro do namorado, a moça não cai, ela voa por metros.

Premiado com o Leão de Prata como Melhor Diretor e Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2010, Iglesia mistura tudo o que há de pop, de Quentin Tarantino a Federico Fellini, e – por que não? – Batman (ou Coringa, melhor dizendo). Ao mesmo tempo, o diretor realiza um cinema-exorcismo, no qual o período sombrio espanhol (e que se estende por diversos países, na verdade, como aqui pela América Latina) é revisitado e satirizado. Afinal, o que dizer da cena da mordida na mão do próprio Franco?

Mas Balada do Amor e do Ódio também apresenta problemas. Como já é comum na filmografia do diretor, o longa não pode ser encaixado em qualquer gênero, já que ora traz traços de drama, ora faz piadas sutis e, no terceiro ato, flerta com o terror. O resultado é uma obra irregular, que perde o ritmo em alguns momentos e deixa a impressão que poderia ter sido um belo drama (se tivesse se levado mais a sério) ou um ótimo trash (se tivesse ido mais além).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário