segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CONAN - O BÁRBARO - Crítica


Apesar do excesso de violência, novo “Conan” é inofensivo

Em 1982, Dino De Laurentiis contratou o cineasta John Milius para levar a história de Conan aos cinemas. A ideia do produtor italiano era que “Conan, o Bárbaro” tivesse um tom juvenil, porém Milius entregou uma obra violenta e sensual, que se tornou cult ao longo dos anos. Quase três décadas depois, o guerreiro cimério ganha outra adaptação cinematográfica homônima, mas agora o caminho se inverte. Há sangue, há seios à mostra, há cena de sexo e há mais sangue, mas o resultado é um filme esquecível e bobo.

E o maior defeito desta nova produção está justamente no que fez a fama do personagem criado por Robert E. Howard: o uso da violência. Ou melhor, o mau uso. Marcus Nispel aproveita a experiência adquirida nas refilmagens dos clássicos sangrentos “Sexta-Feira 13” e “O Massacre da Serra Elétrica” e não economiza nos litros de sangue e em cenas com membros ou cabeças decepadas. Mas há um problema: não há qualquer dramaticidade nos atos violentos, o que reduz sua importância ou simplesmente a banaliza.

Veja bem, não há qualquer implicação sobre o uso da violência como mero entretenimento: qualquer obra de QuentinTarantino é um exemplo disso. E é claro que não se espera um estudo sobre o assunto à la Michael Haneke num filme de Conan, mas quando um ato de brutalidade é filmado, ele deve causar impacto visual ou emocional.


Basta analisar a cena inicial, que mostra o nascimento do herói. Em pleno campo de batalha, uma mulher grávida é mortalmente ferida. Ela quer ver o filho antes de perecer, então seu marido (Ron Perlman) pega uma faca – ensanguentada, já que minutos antes foi utilizada em algum inimigo – e, com um golpe, realiza uma cesariana e extrai o bebê. É uma cena forte, ou ao menos deveria ser. No lugar de repulsa, é possível que arranque risos involuntários do público.

Esse é o tom do novo “Conan”, ignorar os personagens e partir logo para a espada na barriga. Talvez isso explique o porque do roteiro de Thomas Dean Donnelly e Joshua Oppenheimer ser um “filme de origem” que não mostra a origem do protagonista. Do simbólico nascimento, a história avança alguns anos, mostrando o garoto com habilidades assassinas que presencia o massacre da comunidade e a morte do pai para, logo em seguida, fazer mais um grande salto no tempo e mostrar o protagonista já adulto e bárbaro assassino formado. A impressão que fica é que o importante sobre o herói está escondido justamente nestas elipses.

É engraçado pensar que os produtores acertaram no que seria mais difícil: quem substituiria Arnold Schwarzenegger no filme que o consagrou? A escolha por Jason Momoa é até óbvia após sua participação na minissérie televisiva “Game of Thrones”, já que seu Khal Drogo é uma versão genérica do bárbaro cimério. E o ator havaiano cumpre bem o papel, aliás dando a Conan uma personalidade mais próxima do imaginado por Howard: em vez do brucutu calado, um sujeito malandro e carismático.

Mas Momoa não é capaz de segurar o filme sozinho com uma história tão fraca, cujo prólogo lembra muito “O Senhor dos Anéis”. O guerreiro Khalar Zym (Stephen Lang, de “Avatar”) atravessa todo o continente Hiboriano massacrando aldeias e recuperando partes de uma máscara sagrada que, quando completa, lhe dará poderes místicos e permitirá ressuscitar sua esposa. Após chegar à idade adulta, Conan vê a oportunidade de vingar-se do vilão e de sua filha, a bruxa Marique (Rose McGowan, a garota com perna de metralhadora em “Planeta Terror”).

E é só isso. Uma história simples de vingança com cenas de ação mal elaboradas e uma edição repleta de cortes que não valoriza a estética dos combates. Para piorar, do segundo para o terceiro ato há a adição de um par romântico que quebra o clima, já que não há química entre Momoa e Rachel Nichols. Enfim, “Conan, o Bárbaro” “finge” ser transgressor. Entrega, de fato, os elementos que fizeram a mitologia criada por Howard: estão lá a brutalidade, a nudez e a magia. Mas é tudo tão frio quanto a espada do herói. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário