terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MOTOBOYS - VIDA LOKA - CRÍTICA


Antes de colocar para rodar o DVD Motoboys - Vida Loca, liguei duas vezes para a pizzaria reclamando a demora da minha entrega. Caito Ortiz, que dirigiu o documentário sobre os ratos do asfalto, mostra exatamente esse paradigma que vive a maior cidade do país: a presença dos motoqueiros, com suas insuportáveis buzinas, e a necessidade de São Paulo ter um serviço de rápida entrega. Resultado? A guerra urbana entre os motoboys e os motoristas.

Sem defender um dos lados, o diretor, ao investigar o surpreendente fenômeno do crescimento do número de motos nas marginais, avenidas e ruas, mostra como o país se adaptou ao crescimento econômico, turbinando aquela antiga figura do “office-boy”. Mas Caito também mostra como a desigualdade social criou uma profissão que mata um jovem por dia na São Paulo dos congestionamentos.

“Esse filme aí é pra ajudar ou pra foder a gente?”, pergunta um motoboy que está sendo entrevistado enquanto faz uma entrega na Marginal Tietê. Fica difícil responder, já que o diretor usa depoimento de figurões como Serginho Groisman, Gilberto Dimenstein, Washington Olivetto e J. R. Duran para explicar a importância financeira que adquiriu os odiados / amados motoqueiros. “Hoje, uma greve de motoboys é muito mais prejudicial do que de um sindicato qualquer”, avisa o urbanista Paulo Mendes da Rocha. Dimenstein sentencia: “São eles que fazem essa cidade rodar”.

Porém, quando você começa a desconfiar que a balança de Caito está pendendo para os “vidalokas”, o outro lado também é visitado, com depoimento de motoristas que já sofreram alguma agressão por parte dos motoboys, seja com retrovisores arrancados, capôs amassados ou cusparadas pela janela. Faltaram mais imagens das agressões, estranhamente reduzidas a meia dúzia de flagrantes. Tentativa de proteger os personagens título do documentário?


Ainda assim, é um filme sóbrio e que levanta questões importantes: por que a prefeitura não toma uma providência? De que forma o lobby da indústria motobilística impede a ação das autoridades e afeta a atual situação de caos da cidade? E por último, como resolver esse problema? Peça para entregarem o DVD junto com a pizza. E se a entrega demorar cinco minutinhos, você vai ter moral para reclamar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário