quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PRA FRENTE, BRASIL (parte IV)

Na parte final da análise da retomada do cinema nacional, conheça os brasileiros que estão aparecendo em Hollywood
  


Fernando Meirelles
     Formado em arquitetura, Meirelles entrou para o mundo do audiovisual na década de 1980 com programas culturais e independentes em parceria com Marcelo Tas (CQC). Nos anos 90, criou a agência publicitária O2filmes e passou a dirigir propagandas televisivas. Estreou no cinema em 1998 com O Menino Maluquinho 2 – A Aventura e se aperfeiçoou com Domésticas, no ano 2000. Meirelles entrou para a história do cinema com Cidade de Deus, com quatro indicações ao Oscar (incluindo Melhor Diretor). Com O Jardineiro Fiel, em 2004, provou seu talento. O filme recebeu mais quatro indicações ao Oscar, levando o de Melhor Atriz para Rachel Weisz. Ensaio Sobre a Cegueira, adaptação da obra de José Saramago, dividiu opiniões, mas é inegável que Meirelles conseguiu, pelo menos, não estragar um clássico da literatura mundial.


Walter Salles

     Quando lançou Terra Estrangeira em 1995 – em plena crise pós-Collor, Walter Salles teve de enfrentar a desconfiança dos críticos, já que vem de “berço de ouro” (sua família é dona do Unibanco). Porém, quando Central do Brasil foi indicado aos Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (para Fernanda Montenegro), alguns sapos tiveram de ser engolidos: o rapaz tinha talento, mesmo. Com a moral em alta, tentou repetir o sucesso com Abril Despedaçado (2001), mas foi ignorado. Arriscou-se um pouco mais ao produzir seu primeiro filme internacional: Diários de Motocicleta, de 2004. Com a estrela em ascensão Gael García Bernal no papel do jovem Ernesto Guevara que, futuramente, iria se tornar um tal de Che, o longa ganhou o Oscar de Melhor Canção e firmou o nome do diretor no cinema mundial. Salles tentou conquistar Hollywood com Água Negra (2005), refilmagem de um terror japonês, com Jennifer Connelly, mas quebrou a cara, e o filme afundou nas bilheterias. Para resgatar prestígio, voltou ao Brasil e dirigiu, ao lado de Daniela Thomas, uma família suburbana paulistana em Linha de Passe – com direito a prêmio em Cannes, para a atriz Sandra Corveloni. Walter Salles vai tentar mais uma vez a sorte em Hollywood: o diretor está filmando On The Road, baseado no romance de Jack Kerouac e com a atriz Kristen Stewart (Crepúsculo) como uma das protagonistas.
Rodrigo Santoro

     Por ser conhecido como ator de novelas globais, Rodrigo Santoro foi vaiado quando tentou apresentar, no Festival de Brasília, seu primeiro trabalho no cinema, Bicho de Sete Cabeças (2001), da diretora Laís Bodanzky. Ao término da projeção, foi aplaudido de pé e faturou o prêmio de Melhor Ator da competição. Daí para frente, Santoro não parou mais de crescer. Foi elogiado pela sua triste interpretação em Abril Despedaçado, de Walter Salles; surpreendeu público e crítica com sua Lady Di, personagem travesti em Carandiru, de Hector Babenco (2003); em 2004, levou seu único tombo, quando participou de As Panteras – Detonando, ao entrar mudo e sair calado, recebendo maciça crítica nacional.



     Voltou ao Brasil em 2005 para reconquistar o público na minissérie global Hoje é Dia de Maria, e partiu imediatamente para o Hawaii para participar da terceira temporada de Lost, série de sucesso internacional. No ano passado, surpreendeu o mundo inteiro ao interpretar Xerxes, rei persa no filme 300 (de Zack Snyder). O personagem, careca, bronzeado, seminu e coberto de piercings dourados por todo o corpo poderia cair facilmente no ridículo, mas Santoro criou um semi-deus aceitável.


    Santoro conseguiu outros papéis importantes em grandes produções estadunidenses, como em I Love You Phillip Morris, no qual atuou ao lado de Jim Carrey e Ewan McGregor, e em Che, sob direção de Steven Soderbergh, fazendo o papel de Raúl Castro (atualmente no poder em Cuba), irmão de Fidel. Já em Cinturão de Ouro, dividiu a tela com Alice Braga, sob direção de David Mamet



Alice Braga

     Alice Braga nasceu destinada ao sucesso: se não bastasse ser sobrinha da atriz Sônia Braga (que também fez sucesso nos Estados Unidos nos anos 80), a garota estreou nos cinemas justamente sob a direção de Fernando Meirelles, no fenômeno Cidade de Deus. Ou seja,  projeção internacional logo no primeiro filme! Enquanto treinava seu inglês para invadir Hollywood, Alice participou do triângulo amoroso entre Lázaro Ramos e Wagner Moura em Cidade Baixa (2005), de Sérgio Machado. Em 2007, perguntou ao Will Smith quem foi Bob Marley no filme Eu Sou a Lenda, blockbuster dirigido por Francis Lawrence. Voltou à batuta de Meirelles em 2008 na pele da Garota de Óculos, na adaptação de Ensaio Sobre a Cegueira, e conseguiu participar de algumas produções medianas em Hollywood: dividiu as telas com Rodrigo Santoro em Cinturão Vermelho; atuou ao lado de Harrison Ford, Sean Penn, Ray Liotta e Ashley Judd, em Território Restrito; e participou de duas ficções científicas: Repo Men: O Resgate de Órgãos, com Jude Law e Forest Whitaker, e Predadores, com Adrien Brody e Laurence Fishburne. Seu mais recente filme é O Ritual, no qual contracena com Anthony Hopkins. Alice também está no elenco de On The Road, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Kristen Stewart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário