quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ENCONTRO COM MILTON SANTOS - CRÍTICA



Crise mundial de alimentos, guerras religiosas, ataques terroristas, desigualdades sociais abissais, crise ambiental, aumento do petróleo, aquecimento global... como manter a esperança, o pensamento positivo diante de tantos problemas pelos quais a atual sociedade vem passando? Pois Milton Santos, geógrafo e grande pensador social, mostra que é possível, sim, juntar forças e lutar por um mundo melhor.

Neste documentário dirigido por Sílvio Tendler, Milton Santos divide o mundo em três: como “eles” nos mostram, como o mundo realmente é – perverso –, e como o mundo pode ser. Pois é justamente esse último que Milton lutou para construir durante sua vida.

O filme mostra que a globalização, da forma que está implantada, é a grande causadora das diferenças sociais pelas quais passam as sociedades em todo o mundo. Milton Santos mostra que o sistema em que o mais forte não apenas domina, como também destrói o mais fraco, sempre foi implantado. Como exemplo ele citou a época das grandes navegações, em que, em apenas 100 anos (de 1500 a 1600), 70 milhões de índios foram exterminados e, com eles, 2000 línguas pré-colombianas. 

O intelectual se pergunta se realmente vivemos numa democracia quando as principais decisões mundiais são tomadas por órgãos superiores, como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. E também não acredita na veracidade das informações veiculadas na mídia, já que são empresas de comunicação, sempre movidas por interesses financeiros.

Mas o mundo não está entregue, e a prova disso é que ainda há lutas por causas sociais, como foi visto nas revoltas populares dos bolivianos contra a privatização do gás, sobre o congelamento da poupança na Argentina, e até no Brasil, sobre a privatização do Vale do Rio Doce. Movimentos de inclusão, como o MST, também recebem elogios de Milton Santos, que mostra que, se vivemos um momento pessimista hoje, devemos ser otimistas quanto ao futuro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário