quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O VENDEDOR DE ARMAS - CRÍTICA

Hugh Laurie, o Doutor House, surpreende com ótimo livro policial


Imagine um amálgama entre Jack Bauer e Doutor House. Pois esse personagem existe e foi criado pelo ator inglês Hugh Laurie, o próprio médico mal-humorado protagonista da série televisiva que leva seu nome. O Vendedor de Armas é o romance escrito por Laurie em 1996, quando ele ainda era desconhecido do grande público, e traz todas as características que mais tarde o consagrariam na série House: muito, muito sarcasmo.

Thomas Lang é um ex-militar aposentado que recebe a proposta de matar um empresário norte-americano por 100 mil dólares. Ao decidir avisar à vítima de que será alvo de um atentado, Lang acaba sendo tragado para uma gigantesca conspiração que envolve a indústria armamentista, a CIA, os governos dos Estados Unidos e da Inglaterra e o terrorismo internacional.

A história é mais simples do que parece, mas Laurie compõe uma narrativa repleta de reviravoltas, o que deixa o leitor tão perdido quanto o protagonista. Principalmente porque não sobra muito tempo para pensar, já que a ação não para uma única página, por conta dos tiroteios, perseguições, lutas e explosões tipicamente hollywoodianas.

Mas o grande destaque do livro é seu (anti) herói, Thomas Lang. Fica impossível não enxergar reflexos da personalidade do Dr. Gregory House no militar aposentado, por conta de seu humor, brilhantismo e piadas irônicas (é interessante, aqui, lembrar que o personagem Thomas Lang foi criado quase 10 anos antes de estrear a série House, o que nos faz pensar na importância de Hugh Laurie na composição e elaboração das características do médico rabugento e genial). Por ser um excelente agente de campo, que se livra das piores situações mesmo quando tudo está contra ele (é baleado, espancado, sofre um acidente automobilístico etc), Lang também nos remete a Jack Bauer, da série 24 Horas – outro personagem que só iria nascer anos depois da publicação da obra. Há apenas um defeito no livro: faltou à edição brasileira uma revisão mais caprichada, já que há diversos erros de português.  
 
Hugh Laurie é um artista diferenciado: além de ser um ótimo ator (passou despercebido por diversos filmes, como O Homem da Máscara de Ferro, Stuart Little e Razão e Sensibilidade), também é músico (foi o pianista da canção If I Can’t Have You, do Meat Loaf, integra a Band From TV, formada por atores de seriados como Heroes, Desperate Housewives e Plantão Médico, e fez diversas apresentações musicais na série cômica A Bit of Fry and Laurie, ao lado do colega ator Stephen Fry).

A literatura é outra seara que ele gostou de investir e seu segundo livro já tem título, The Paper Soldier, mas ainda não há previsão de lançamento. E, claro: O Vendedor de Armas deve chegar aos cinemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário